Gestão do Conhecimento

Focos: Análise e Compartilhamento do Conhecimento


A importância do uso adequado do Conhecimento para o sucesso de qualquer iniciativa é de conhecimento de todos. Fundamentados nessa premissa, iniciamos nossos primeiros passos nesse campo na década de ’80, através de processos planejados de mobilização e compartilhamento de conhecimentos com dois objetivos maiores: a melhoria da eficácia comercial das equipes de vendas de clientes e as ações de redução de custos e simplificação de serviço, um estágio preliminar do que passou a ser chamado, no final da década, de Melhoria de Processos.

Na época, ainda sem o suporte da Tecnologia de Informação, que passou a ter um papel decisivo nos processos de Gestão do Conhecimento a partir da década de ’90, os principais entraves já eram de natureza comportamental. Frente a esse desafio, a criação de processos que estimulassem as pessoas a compartilhar seus conhecimentos, sem receio de perda de poder ou e com a redução do nível de percepção de riscos passou a ser nosso principal objetivo.

Utilizando métodos sofisticados de tratamento participativo dessas questões, a GEO, já no início dos anos ’90, desenvolvia amplos processos de identificação, análise, priorização e compartilhamento de informações, realizando trabalhos com o envolvimento simultâneo de centenas de gerentes e profissionais em reuniões conjuntas, para a discussão de temas complexos como Valores, Visão, Estratégia de Negócios, Relacionamento com Clientes, Diagnósticos Empresariais e projetos semelhantes.

Com nossos avanços no campo da Gestão da Mudança, pudemos integrar abordagens e métodos de trabalho que reduzem custos e prazos e melhoram resultados, além de permitir a superação dos obstáculos comportamentais que, ainda hoje, reduzem o nível de efetividade de iniciativas como SAP, CRM e outras.

Com o apoio de parceiros especializados em Conhecimento, no Brasil e no Exterior, estamos hoje capacitados para elaborar diagnósticos avançados, propor soluções e colaborar na implantação das mesmas, com apoio e envolvimento das pessoas e equipes envolvidas.

Como agregamos Valor


A enorme dificuldade para se compartilhar dados e informações vem sendo superada, nos seus aspectos técnicos, pelos avanços da Tecnologia da Informação. Os benefícios dessa capacidade são inúmeros e reconhecidos por qualquer organização competitiva. A qualidade e intensidade do fluxo seletivo de informações através das redes organizacionais podem gerar reflexos altamente positivos na capacidade de antecipação e resposta organizacional.

Os principais obstáculos estão, porém, nas variáveis humanas da questão. Conseguir superar as resistências, gerar percepções positivas, obter adesão e envolvimento, gerar comprometimento, são desafios humanos que afetam profundamente a efetividade de qualquer esforço de Conhecimento.

A GEO desenvolve, desde 1982, diversos processos de suporte à Conhecimento, através de processos participativos e avançados de identificação, priorização, organização e compartilhamento de informações intrínsecas a produtos, processos e pessoas.

Para isso, utiliza processos presenciais e à distância, cada vez mais apoiados pela Tecnologia da Informação. Ao longo de mais de quase três décadas, tais soluções colaboraram com organizações para seus esforços de alinhamento estratégico, melhoria de processos, análise de problemas e uma ampla gama de aplicações práticas. A esses esforços denominamos ações de suporte à Conhecimento.

Nesse campo de atuação, encontramos amplo apoio à solução de múltiplos problemas e desafios organizacionais. Através da combinação de métodos e técnicas de Change Management e processos adequados de TI, conseguimos obter elevados níveis de produtividade e resultados com essas abordagens, sempre através de soluções customizadas.

Como subcampos de importante área da Dinâmica Organizacional, temos desde o “e-learning” até processos via WEB de coleta e análise de opiniões, passando por exercícios de análise estratégica, melhoria de satisfação de clientes e outros.

Sintomas de Disfunção


Os sintomas de disfunção nesse importante campo da Gestão são inúmeros mas nem sempre mensuráveis. Uma constatação importante é o fato de que as empresas, de forma geral, não sabem ou não usam o Conhecimento disponível na organização, sob a forma de produtos, processos ou mesmo pessoas.

Enquanto as soluções de TI se multiplicam no mercado internacional, ainda são incipientes as abordagens adequadas para dar suporte à essas iniciativas. Para atender essa demanda, a GEO trabalha com processos de mobilização, e-learning, ferramentas colaborativas e outras soluções.

Sintomas paralelos que podem indicar disfunções nesse campo são baixos níveis de desempenho, falta de sinergia inter-áreas ou níveis hierárquicos, problemas de relacionamento com a base de clientes, conflitos emocionais internos e outros. A partir dessa realidade, nossa experiência se concentra no gerenciamento das variáveis humanas da questão. Quando necessário, integramos à nossa equipe os especialistas que podem atender de forma mais adequada a problemática tecnológica.

Top