Gestão de Pessoas

Focos: Capacidade e Disposição


Tudo começa e termina com Pessoas, sejam colaboradores, acionistas ou consumidores. Da mentalidade, expectativas e comportamentos dos mesmos dependem a sobrevivência e crescimento de qualquer Empresa.

Nossa experiência ao longo de mais de duas décadas em projetos de melhoria empresarial no Brasil e no Exterior nos obriga a reconhecer o Fator Humano como principal diferencial competitivo. A partir dessa constatação, desenvolvemos o conceito de Competitividade Humana: a capacidade e disposição do Fator Humano para dar suporte à Estratégia de Negócios.

Representada por uma pequena fórmula, CH = CP(CM), onde CP é o Nível de Competência e CM o de Comprometimento, procuramos atuar nas duas variáveis, através de dois campos específicos de especialização: Gestão da Competência e Gestão do Comprometimento (Skill e Will).

Como agregamos Valor Por mais que adotemos avançados recursos da Tecnologia da Informação ou aprimoremos estratégias e processos, o nível de resultados de qualquer ação empresarial é uma função, acima de tudo, das Pessoas da organização. Sob o ponto de vista do retorno sobre o investimento, acreditamos que nenhum recurso gera retorno superior ao propiciado pelos investimentos no Fator Humano. A partir dessa premissa, reconhecemos no Fator Humano o principal diferencial competitivo. Essa competitividade, na forma humana, é obtida quando são gerenciados, de forma integrada, os níveis de capacidade e disposição das pessoas e equipes na organização.

Competência e Comprometimento


Esse é o binômio que retrata os campos nos quais colaboramos com nossos clientes. Ao assegurar um melhor nível de adequação das pessoas aos seus desafios e responsabilidade, atuando sobre suas competências atuais e futuras, buscamos a melhoria do desempenho pessoal.

Ao trabalhar de forma planejada o sistema de estímulos e desestímulos, aí inclusas as questões de Clima e Cultura Organizacional, melhoramos os níveis de comprometimento, utilizando ferramentas avançadas de Mapeamento Comportamental e Comunicação, e construímos, dependendo do caso, os níveis necessários de aceitação, envolvimento e ou comprometimento. Valorizamos os processos participativos como estratégia fundamental para a geração de compromisso, a ser reconhecido, quando alcançado, por processos de reconhecimento e recompensa culturalmente adequados e sensitivos.

Quando produzimos um Fator Humano mais competitivo, otimizamos a organização e a partir desses avanços, o nível de resultados e competitividade empresarial.

Sintomas de Disfunção


Nossa experiência ao longo de mais de três décadas em projetos de melhoria empresarial no Brasil e no Exterior nos obriga a reconhecer o Fator Humano como principal diferencial competitivo.

A partir dessa constatação, desenvolvemos o conceito de Competitividade Humana: a capacidade e disposição do Fator Humano para dar suporte à Estratégia de Negócios. Representada por uma pequena fórmula, onde CH = CP(CM), onde CP é o Nível de Competência e CM o de Comprometimento, procuramos atuar nas duas variáveis, através de dois campos específicos de especialização: Gestão da Competência e do Comprometimento.

Em Gestão da Competência, nosso objetivo é assegurar a nossos clientes a disponibilização de níveis de capacidade (saber fazer) compatíveis com as necessidades de pessoas e equipes para desempenhar suas funções e efetivamente agregar valor ao Negócio.

Para isso, definimos e analisamos processos e funções, mapeamos competências estratégicas, humanas e funcionais, desenvolvemos cursos e programas, estruturamos sistemas e processos educacionais presenciais e à distância, formulamos processos de avaliação de aprendizagem e de implantação de programas. Em Gestão do Comprometimento, assessoramos nossos clientes no gerenciamento de níveis de apatia e resistência, construção de processos efetivos de comunicação planejada e construção de adesão, aumento dos níveis de prontidão, gerenciamento dos processos de envolvimento e comprometimento, gerenciamento de desconforto e consequências. Para isso, novamente integrando nossa especialização em Mudança, Conhecimento, Educação e Aprendizagem, e Clima e Cultura Organizacionais, estamos preparados para criar avançados processos de envolvimento e mobilização de públicos internos e externos.

Top